Você vai ler nesta edição:
  • Encontro do 4. Aniversário do MiniBrasil:
    Nesta edição especial, trataremos apenas do encontro do 4º Aniversário do Minibrasil e suas festividades. Mas, o que significa o termo encontro? Encontro, segundo o Dicionário Aurélio, é o ato de encontrar-se. E encontrar significa: deparar com, achar, descobrir, achegar, unir, chocar-se, ir ter com alguém, entre outros. E, desta forma, pode-se concluir que o encontro do 4º aniversário do Minibrasil fez jus a todos os significados desta palavra.

Agradecimentos:
  • Às organizadoras do encontro Jussara, Tânia e Solange: sublimes, perfeitas, excelentes... Poderia listar vários adjetivos aqui como forma de agradecimento pelo desprendimento, pelo carinho e por todo o trabalho que tiveram conosco. A organização do evento nos seus mínimos detalhes, a atenção dispensada para que tudo desse certo, o cuidado com cada um dos participantes, dentre outras coisas, foram sem dúvida o diferencial que fez deste encontro o maravilhoso sucesso que foi.

  • Aos mestres Ana Cláudia, Jussara, Orson, Pepp, Solange e Sonia, que com muito carinho, nas aulas dadas, disponibilizaram oportunidade ímpar de aprendizado e crescimento.

  • Ao Hermes, do Departamento de Treinamento na Bosch, pela gentileza de disponibilizar a tarde de domingo para nos transmitir tantos e tão importantes conhecimentos.

  • Aos nossos queridos amigos de grupo, o Wilson, esposo da Marília, que foi um grande e indispensável relações públicas e o Luiz, esposo da Kelly, que contribuiu confeccionando o certificado do evento.


 


A Hora das Brincadeiras
  • O Amigo Secreto:
    O amigo oculto foi uma festa... muita risada... muita alegria... muitos presentinhos e também muitos abraços e principalmente muito chororô... estas meninas são mesmo manteigas derretidas... Agora uma dúvida: quem pegou quem?

    Bom, a brincadeira começou com a Adriana Bernes que tirou a Ana Claudia que tirou o Luiz Henrique que tirou a Cristiane que tirou a Kelly que tirou a Jussara que tirou a Mônica Terra que tirou a Ana Coutinho que tirou a Márcia Beltracchini que tirou a Flávia que tirou a Tânia Bettini que tirou a Elisete que tirou a Vera que tirou a Daniele que tirou a Moniquinha que tirou a Sonia que tirou a Marília que tirou a Adriana Bernes e o ciclo se completou!!!!

    Mas aí, a Betinha tirou a Ana Simões que tirou a Betinha e o ciclo se completou de novo!!! Só com as duas!!!!

    E no final a Virginia tirou a Sol que tirou a Celeste que tirou a Daisy que tirou a Virginia e o terceiro ciclo se completou!!!


     

  • A Gincana:
    A gincana foi maravilhosa... 04 equipes que se divertiram muito e se esforçaram para ganhar... Depois de responderem às dificílimas perguntas sobre História das Casas de Bonecas que a Tia Sol elaborou foram vencedoras as participantes da equipe As Minininhas, que ganharam também o prêmio de grupo mais original e caracterizado.


    As Minininhas
    Ana Simões, Ana Cláudia, Vera, Dani e Cristiane



    As Minis10coladas
    Daisy, Monica, Flávia e Elisete



    MiniLoucos
    Celeste, Virgínia, Márcia, Sonia e Luiz



    Five Stars
    Moniquinha, Marília e Kelly (na foto) e também a Betinha e a Adriana


Destaque no Grupo:
  • Vários foram os destaques do grupo, mas a Ana Simões foi uma grande surpresa... talvez por ela ser tão quietinha, tímida... Esta menina foi um exemplo de profissionalismo e ética. Somente na feirinha é que tivemos a grata oportunidade de descobrir o quanto ela é fera. Seus móveis são maravilhosos, de qualidade ímpar. E o que mais chamou a atenção é que com tudo o que ela sabe fazer em miniatura, ela tem uma simplicidade e humildade que não dá para acreditar! Parabéns!

Fotos que falam mais do que mil palavras:
  • Entre os participantes do encontro contamos com a presença do mundialmente famoso e conhecido Paparazzi Seeu Teclico Tunumescapa... e que contribuiu e muito para deixar registrado para sempre os melhores momentos do encontro. E que com certeza vai levar alguns às lágrimas...


Um doce pra quem adivinhar
de quem é esse "derriére"?


Tania imitando um pimentão
tendo uma crise de choro!!!


- Caracoles... lá se foi a manicure!!!


- Alguém viu meu óculos????


Baixando o espírito da
Dona Elizabeth Murta...


Assumindo a Betinha...


Um monte de gente de um lado....


... e um monte de gente do outro!!!

 


Classificados:
 
Aulas de Montagem de Casas de Bonecas para Colecionadores


Aprenda a construir a sua casa de bonecas em miniatura. Um excelente passatempo que desenvolve várias habilidades de artes e artesanato e que também auxilia no combate ao stress e a depressão. Aulas Individuais ou em Grupo.

http://casadaminiatura.50webs.com/
Fone: (11) 3205-0508
E-mail: casadaminiatura@gmail.com

 


Já está no forno a próxima edição:
  • Os Grupos de Discussão por e-mail

  • Novas sessões do Jornal


Links

Equipe de Redação
  • Kelly M. de Espindola - Florianópolis - SC

  • Solange P. De Cesare - São Paulo - SP

  • Monica Terra - Salvador - BA

  • Celeste Santos - Rio de Janeiro - RJ


Críticas e Sugestões:
  • Receberemos com muito carinho e daremos toda a atenção tanto às críticas como as sugestões que nos enviarem, para isso, basta entrar em contato através do e-mail: mbsolangesol@gmail.com


Edições Anteriores:

 

Você é nosso visitante n.
Counter
Free Counter
 

 

EDITORIAL

Iniciamos esta Edição Especial do Jornal com um texto colhido na internet, cujo autor é desconhecido...

"Por uma tela, os conheci... Aprendi a amar, a rir e a chorar. Aprendi a acreditar, pois deles só posso "ver" os sentimentos. Aprendi a gostar de saber a cor, o credo, classe social ou algo mais, coisas típicas de nossa sociedade material. Doei... Um pouco de mim, um pouco de tempo e até de trabalho também. Mas, recebi muito mais! Recebi calor humano, carinho e amor de pessoas que talvez, sem computador, nem imaginasse existir. Por força do hábito, os chamo de amigos virtuais. Virtuais? Que nada! São tão reais quanto eu... Ah! ... quem me dera o mundo aprendesse essa lição, aprender a gostar sem julgar, sem buscar fatores externos ao amor e à compreensão. Obrigada por vocês existirem! Obrigada por serem simplesmente quem são!

Kelly, Sol, Monica e Celeste.


Dia 21/07 - Contrafernização:

"O Baguncelê do Destronca a Língua"

Dia 21 foi reservado para a confraternização dos participantes do encontro... Chegada ao Hotel Astrom Les Jardins, na Alameda Lorena... vencer a timidez... procurar os que já haviam chegado... e aí a primeira gargalhada... o recepcionista do hotel logo de chegada diz: já sei, a senhora quer saber se já chegou alguém... como será que ele adivinhou? Será que é porque a Monica já havia feito esta pergunta milhões de vezes? Ou será que teria sido a Celeste?

Muito bem... No final da tarde a Monica já havia agitado meio mundo e estávamos todas prontas no saguão do hotel aguardando a Van que nos levaria até a residência de Pépp e Orson. No caminho, mais gargalhadas e um novo título para Mônica... “Van-moça”... Impagável foi a expressão do motorista... Ele ficou apavorado com a fofocaiada toda...

Fomos lindamente recepcionadas pelo Pepp e pelo Orson, que abriram as portas de sua residência para um bando de tresloucadas. A casa destes meninos é maravilhosa... em cada ambiente, uma agradável surpresa. Foi muito bom rever amigos e conhecer outros tantos. Foram momentos de muita comilança (ai, que mesa linda... e os vinhos então... hum...), muita alegria, gargalhadas, de trocas de experiência e aprendizado.

Este evento foi batizado como “Baguncelê do Destronca a Língua”. Porque será???

 


Dia 22/07 - Workshops de Miniaturas:

"A Maratona de Miniaturas e Risadas"

Sábado de manhã... O povo todo vai chegando... muita conversa... mais risadas... a expectativa se sentia no ar... Tudo está organizado... cada kit em seu devido lugar, uma graça... Todos prontos, um breve discurso de boas vindas da Sol e da Jussara e em seguida começam as aulas:

Aula da Jussara - Montagem da Roombox:
Jussara deu uma aula sobre montagem de uma roombox e do piso. Esta professora é bastante séria e exigente... Ai que medo de levar uma reguada... Agora, impagável foi a aula demonstrativa de como montar o ambiente... foi um show a parte...

Aula da Ana Claudia - Montagem da Chaise Longue:
A Ana Claudia nos ensinou a montar uma Chaise Longue, usando a técnica da cartonagem. Esta professora é brava, mas põe brava nisso... Sua aula foi excelente e fez com que muitas de nós vencêssemos a resistência com relação à cartonagem. As peças ficaram lindas...

Aula do Orson - Montagem de Mesinha de Centro:
Orson, um paciente e gentil professor, nos ensinou a montar uma mesa de centro, que depois foi pintada de branco e feita uma falsa pátina com tinta corfix metálica. Além da mesinha, ele deu várias dicas importantes para quem está trabalhando com madeira.

Aula do Pepp - Acessórios com bijouterias:
Com maestria nos ensinou a fazer objetos decorativos usando como base peças de bijouterias. Aprendemos a fazer um vaso de flores, uma bomboniere com bombons sonhos de valsa e uma linda estátua luminária. Não podemos deixar de comentar as indispensáveis dicas de decoração, harmonização de ambientes e afins.

Aula da Sônia - Folhagens:
Sonia... tão calminha... tão amorosa... uma paciência de Jó para ensinar este povo a bolear pequenas folhinhas... Foi muito bom aprendermos a fazer plantinhas e as dicas dadas pela professora foram excelentes.

Aula da Solange - Mini-Livros:
Solange, mesmo cansadíssima, deu uma excelente aula de montagem de livros... além de dicas maravilhosas... Quanta paciência ela precisou ter... Mas aprendemos a fazer livros em miniatura com textos e ilustrações das mais famosas casas de bonecas do mundo.

 


Dia 23/07 - Feirinha e Aula da Bosch:

"As Loucas vão às compras..."

Período Matutino

O domingo pela manhã foi reservado para a Feira... Estiveram expondo: Pépp e Orson, Sonia, Betinha, Ana Simões, Angelo, Tânia, Solange, Jussara. Foi uma maravilha ver tanta coisa linda e quantas comprinhas... E o mais divertido foi que além de nós, os miniaturistas presentes e os nossos convidados, também estiveram visitando a feira, convencidos pelo nosso querido Wilson, que ficava no saguão do hotel fazendo as vezes de Relações Públicas junto aos outros hóspedes do hotel, que se encantaram com as belezas disponíveis.

Muitas vendas e contatos importantes... Além é claro do fato de ser uma ótima oportunidade para plantarmos a sementinha do miniaturismo em várias outras pessoas... como foi com a família da Moniquinha... né??? Mamãe saiu recheada...risos...


A surpreendente Ana Simões

O simpático Angelo

A "mãos de fada" Sonia

A superstar Betinha

Os mini-livros da Sol


A encantada Jussara


As maravilhas da Tania


Período Vespertino -
Aula de demonstração da Dremel

Gente, o que falar desta aula... Excelente, maravilhosa, encantadora... foi tudo de bom... O Hermes, o treinador da Bosch, com uma paciência incrível passou a tarde de domingo ensinando a todos a melhor utilização para cada um dos acessórios da Dremel e, o mais incrível, conseguiu fazer isso para uma platéia que se manteve em silêncio... Este homem é único!!!


Hermes, o treinador da Bosch, num momento de seriedade...


Sombrancelhas móveis e
ombros descolados!!!



Hermes imitando a pisciniana Monica... impagável!!!!


Monica literalmente de boca aberta...


Além dele ter ensinado pra gente o que fazer com todos aqueles lindos acessórios da Dremel, e o fez de forma digna de um show-man, ele fez uma performance com a Vera Rastelli que foi algo inesquecível... O que era aquela imitação do signo do escorpião... E a do signo de peixes? E a de gêmeos? Enfim, todas foram inesquecíveis... Foi uma tarde maravilhosa, de muita descontração e muito conhecimento...


Hermes demonstrando como
fazer uma gravação em vidro
com a Dremel.

Hermes imitando a Vera, que é do signo de escorpião, se achega num canto e arma o ferrão!!!

 


Dia 24/07 - O Passeio na 25 de Março:

"Entre trapos e farrapos, sobreviveram todas..."

Segunda-feira pela manhã, muitos já haviam voltado para suas cidades e/ou suas casas. A maioria estava exausta e cansada pelas noites de pouco sono e pelas inúmeras atividades do encontro. Mas todos sem exceção estavam felizes de ter encontrado velhos amigos, ter conhecido novos amigos e de ter passado um final de semana inteiro falando e fazendo miniatura.

Depois destes dias tão festivos ainda sobrou fôlego para irmos à 25 de março... Um pequeno grupo de corajosas exploradoras: Kelly, Elizete, Daisy, Tânia, Solange e Stefano (filho da Sol)... Foi maravilhoso comprar um monte de coisinhas miúdas e aprender a utilidade de cada uma... Percorremos várias lojas de bijouterias, lojas de tecidos, lojas de artesanato em geral e também lojas de materiais usados na confecção das miniaturas. Tânia e Solange foram cicerones incansáveis e mestras incríveis.

Pena que ninguém lembrou de trazer uma máquina fotográfica, assim teríamos algumas fotos para mostrar deste "city-tour"... Mas da próxima vez, não vão faltar...
 


Personalidade:

"Uma homenagem ao Wilson, afinal não basta ser marido... tem que participar!!!"

Nesta edição festiva, gostaríamos de homenagear aquele que, em uníssono, foi o grande Relações Públicas do evento. Considerado por todos como o HOMEM NOTA 10. Esta apaixonante mini-biografia foi escrita por uma esposa apaixonada, que iniciou a conversa dizendo: “escrever sobre o Wilson fica difícil para mim pois sou suspeita com os elogios que daria para ele” e encerrou o assunto com a seguinte frase: “Amo o Wilson com a mesma intensidade de 33 anos atrás.”

Wilson Gomes Soares, mineiro de Viçosa, 70 anos, veio de uma família numerosa e com dificuldades financeiras, onde todos conseguiram progredir e tem hoje uma vida confortável. São atualmente 6 irmãos. Ele começou sua carreira sendo vendedor de pipocas no cinema do qual o pai era gerente. Depois passou a pintar as tabuletas dos filmes e chegou a bilheteiro. Fez concurso para o Banco do Brasil onde trabalhou 35 anos e chegou ao cargo de assistente da Diretoria de Comércio Exterior.

Conheci meu marido na Faculdade, onde cursamos Ciências Econômicas. Casamos no terceiro ano da faculdade. Tivemos dois filhos: Daniel com 32 anos e Taísa com 31 anos. Sempre foi um marido amoroso e pai presente, carinhoso, paciente e calmo. Os filhos têm muito orgulho dele e eu também.

Adora assistir filmes antigos e ler. Tem uma cultura geral vasta e consegue entabular "papos" sobre qualquer assunto. É um bom ouvinte. Gosta de ajudar as pessoas e é um sonhador. Vê sempre o lado bom dos acontecimentos. Ama demais a neta de 6 anos e brinca com ela como se tivessem a mesma idade.

Admira as miniaturas, até me ajuda na confecção de algumas, mas não tem interesse em ser um miniaturista. Pinta e corta muito bem, pois treinou muito com as tabuletas no cinema. Seu signo é câncer e como isto traduz é muito apegado a família. Gosta de gatos e cachorros e passeia com a nossa como se fosse seu bebê.

 


Últimas Notícias:

"A miniatura na telinha!!!"

Os meses de agosto e setembro de 2006 foram meses muito importante para o miniaturismo brasileiro, porque aconteceram várias matérias divulgando os nossos artesãos, sejam participantes do MiniBrasil como também de outros grupos.

A Miniatura no Domingo Legal do Gugu:
No dia 06 de Agosto de 2006, no programa do Domingo Legal do apresentador Gugu Liberato, várias miniaturistas estiveram presentes em uma apresentação sobre Casinhas de Bonecas. Estiveram presentes Gelci Andrade (Minimalizando), Ciça Braga (Mini-Brasil), Sol (Mini-Brasil), Regina Passy (Mini-Clube) e Vera Rastelli (de todos eles).


Ciça Braga

Solange

Regina Passy


Vera Rastelli


Vera Rastelli

Pépp e Orson

Dia 11 de Setembro foi a vez do Pépp e Orson aparecerem no Programa Pra Valer da Claudete Troiano na TV Bandeirantes. A entrevista foi gravada pela Joana Prado no Atelier do Pepp e do Orson e teve até uma aula de como fazer uma cadeirinha, ao vivo. Se você quiser ver um trecho da entrevista, dê uma olhada no site: http://www.youtube.com/watch?v=jAzh7A5r6NU

Aulas na TV

Para iniciar o período de aulas de miniaturas na televisão, a nossa querida Tania Bettini deu uma aula de Jardim Provençal no dia 22 de Setembro na Rede Mulher de Televisão, apresentado pela Cláudia Pacheco. Em seguida tivemos toda a semana de 25 a 29 de Setembro de 2006, aulas com a Regina Passy e a Vitória na TV da Gente, http://www.tvdagente.com.br/. E para completar, no dia 28 de Setembro, o Canal UHF 29 apresentou aulas de miniaturas com a Angela da Cia. das Artes.

Exposição da Adriana Guedes

De 11 a 24 de Setembro, a nossa colega Adriana Guedes participou de uma exposição no Shopping Tambiá, em João Pessoa, PB. Veja fotos de algumas das peças expostas: