Você vai ler nesta edição:
  • Personalidade:
    Mulvany & Rogers, o casal de miniaturistas mais famoso do mundo, em uma matéria feita por Solange Sol.

  • Entrevista:
    Umas das grandes professoras de miniaturas, em entrevista exclusiva a Flávia e Luiz Henrique: Regina Schimdt.

  • História:
    Conheça sobre os esforços para incrementar o miniaturismo no Brasil, feitos por Solange P. De Cesare e Jussara Teixeira, em uma matéria feita por Kelly de Espindola.


O que aconteceu:
  • Encontro com a Pat:
    Em 12 de março, alguns integrantes do MiniBrasil se reuniram para comemorar a vinda ao Brasil de nossa associada Pat que mora na Itália. O encontro foi no Bar Bartholomeu, no Campo Belo (SP) e foi animadíssimo, com direito a muitas risadas, conversas, miniaturas e principalmente muito bom astral.

     

  • Desafio da Monica e Celeste:
    Em abril, tivemos o primeiro Desafio do MiniBrasil, organizado brilhantemente pela Monica e Celeste, e o tema foi um leque japonês. Os trabalhos que concorreram surpreenderam pela originalidade e foi difícil escolher os três melhores, que você pode ver abaixo:


    Cyra

    Betinha

    Solange Milanez

     

  • Concurso do Nome do Jornal:
    Finalmente foi escolhido o nome para o Jornal do MiniBrasil, depois de um trabalho de sugestões dos próprios associados do grupo e de uma enquete realizada para escolher um nome que fosse abrangente, de impacto, bonito e que tivesse a ver com minis. Assim, foi escolhido Jornal Mundo Mini, uma sugestão de Daisy Carpi.
     

  • Miniaturas na HobbyArt:
    De 25 a 29 de Abril, as integrantes do Minimalizando, Gelci Andrade, Vitória Alves e Ângela, da Cia das Artes, montaram um stand de miniaturas que foi um sucesso na HobbyArt, no Expo Center Norte.
     


Curiosidades:
  • O Menor Jornal do Mundo:
    Com 3,5 x 2,5 cm, o jornal Vossa Senhoria foi considerado pelo Guinness World Record como o menor jornal do mundo.  Fundado em 1935 por Leonidas Schwindt, mas hoje é ele é publicado por sua filha, Dolores, na cidade de Divinópolis, MG. O jornal tem em média 28 páginas sendo 4 em inglês, tiragem média de 5.000 exemplares e tem venda avulsa, assinaturas e espaço publicitário. Para maiores informações: www.vossasenhoria.com.br.


Destaque no Grupo:
 

Balcão de Doces
da MiniCris

Cantinho em L da Celeste

Estas foram as primeiras peças executadas e mostradas ao grupo, depois de terminadas as aulas Passo-a-Passo de Março (Balcão de Loja de Doces da Marília) e Abril (Canto em L da Vitória).
 

Eventos:

Pelo Brasil:

O Brasil há muito vem investindo em eventos, para que os artistas e artesãos possam ter acesso ao que há de mais novo no mercado de materiais para o trabalho que desenvolvem, além de cursos e workshops. Neste número destacamos três eventos que acontecerão em São Paulo e Pernambuco:

  • Evento: Artesanal 2006
    Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo – SP
    Data: 05 a 08 de julho de 2006
    Site:
    http://www.feiraartesanal.com.br/

  • Evento: Encontro de Aniversário do MiniBrasil
    Local: Hotel Astron Les Jardins - São Paulo - SP
    Data: 22 a 24 de julho de 2006
    Site:
    http://www.miniaturistas.com.br

  • Evento: Hobbyart Nordeste 2006 (Feira Internacional das Indústrias e Fornecedores de Produtos para Hobby Criativo, Artes e Artesanato).
    Local: Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
    Data: de 21 a 24 de setembro de 2006

No Mundo:

No exterior, os eventos são inúmeros, mas destacamos alguns especificamente na área de miniaturas:

  • Evento: Lakeland Miniature Guild Show & Sal
    Local: Lakeland - Florida - EUA
    Endereço: 700 W. Lwmon St.
    Data: 29 de julho de 2006
    Site: http://web.tampabay.rr.com/lakeland/index.html

  • Evento: Cleveland Miniature Society 35th Annual Dollhouse and Miniature Show and Sale
    Site: www.clevelandminiaturiasociety.org
    Local: Eastlake - Ohio - EUA
    Data: 26 e 27 de agosto de 2006

  • Evento: 10th Annual Toy and Game Inventors Forum
    Local: Orlando - Florida - EUA
    Data: 7 a 9 de setembro de 2006
    Site: www.tgifhome.com

  • Evento: 6th Annual Miniatures Show and Sale
    Local: Indianapolis - EUA
    Endereço: 100W. 86th Street
    Data: 15 e 16 de setembro de 2006

  • Evento: Annual Dollhouse and Miniature Brabant Fair
    Local: Eindhoven - Holanda
    Endereço: Hotel Eindhoven, Aalsterweg 322,
    Data: 17 de setembro de 2006
    Site: http://www.pmbbrabant.nl/


Mini Escambo:

O objetivo deste espaço é proporcionar aos amantes das miniaturas um pequeno espaço para troca de suas peças. Por muitas vezes, nos pegamos tentando adquirir algo que não conseguimos ainda fazer... então, por que não trocarmos por uma peça nossa?

Venha participar conosco de mais uma alternativa para divulgação de nosso trabalho. Os interessados em colocar seus anúncios aqui, deverão enviar um e-mail para:
mundominiescambo@yahoo.com.br

Com seu nome, endereço de e-mail (pvt), o que procura e pelo que quer trocar.
Estaremos aguardando.

Observação Importante:
Toda e qualquer troca que acontecer por meio do MINI ESCAMBO é de total responsabilidade dos anunciantes. Não nos responsabilizamos por envios, problemas de entrega ou qualquer tipo de desacordo entre as partes


Já está no forno a próxima edição:
  • Aniversário do MiniBrasil - workshop e feirinha

  • As atividades do MiniBrasil - Concurso de Junho (Festas Juninas)

  • Novas sessões do Jornal


Links

Equipe de Redação
  • Kelly M. de Espindola - Florianópolis - SC

  • Solange P. De Cesare - São Paulo - SP

  • Mila Cerqueira - João Pessoa - PB

  • Cristiane Mingati - São Paulo - SP


Críticas e Sugestões:
  • Receberemos com muito carinho e daremos toda a atenção tanto às críticas como as sugestões que nos enviarem, para isso, basta entrar em contato através do e-mail: mundominisugestoesecriticas@yahoo.com.br

  • Do Pépp e Orson:
    "Acabei de ler o Jornalzinho, que de "zinho" não tem nada! Está lindo... um arrazo! E a nossa entrevista então, está demais! Ficou linda e está tudo igualzinho a gente te contou! Muito obrigado pelo carinho e pela grande consideração de você e todos os miniaturistas tem com a gente!"
     


Edições Anteriores:

 

Você é nosso visitante n.
Counter
Free Counter

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITORIAL

Queridos amigos do mini mundo,

Passaram-se três meses da primeira edição do jornal e cá estamos novamente para trazer a vocês algumas notícias e informações importantes do nosso querido mundo das miniaturas.

Esperamos que você aprecie bastante as matérias desta edição.

Mila, Kelly, Sol e Cristiane.


PERSONALIDADE

Mulvany & Rogers: Esplendor em Miniatura
(por Solange Sol)

Em miniatura, quando pensamos em "obras primas" pensamos em Kevin Mulvany & Susan Rogers. Eles personificam o esplendor e perfeição na construção de palácios e casas de bonecas e nos dias atuais são aclamados internacionalmente como os melhores designers de miniaturas na escala 1/12.

Eles não fazem simplesmente miniaturas, eles concretizam sonhos... Juntos, eles se completam e criam obras de tirar o fôlego.

Kevin e Susan se conheceram quando estudavam História da Arte e Arquitetura e ambos eram apaixonados por miniaturas desde então. Quando finalizaram os estudos, se casaram e começaram a trabalhar com miniaturas a partir do restauro de uma casa de bonecas danificada, no estilo dos anos 30.

Em seguida construíram a primeira casa em estilo georgiano e a exibiram numa feira de casas de bonecas. A casa foi vendida quase que de imediato. Entusiasmados com o primeiro sucesso, fizeram outra casa no mesmo estilo que também foi vendida rapidamente.

Não demorou muito e começaram a surgir encomendas de colecionadores, o que lhes proporcionou a oportunidade de explorarem mais seus talentos individuais, com Kevin se dedicando aos projetos arquitetônicos e de construção e Susan se concentrando na pintura e decoração de interiores.

Desde 1987 Kevin e Susan começaram a prosperar com seu trabalho com miniaturas e foram conseguindo cada vez mais clientes fiéis. Quando recebem uma encomenda passam por um longo período de pesquisa, fotografias e projetos. Normalmente eles não copiam com exatidão uma casa que devem reproduzir, mas sim fazem uma síntese das características arquitetônicas e decorativas mais importantes. Isso pode significar excluir alguns cômodos e concentrar-se nos mais importantes.

Com os anos, eles foram contratados para recriar em miniatura algumas das mais belas casas particulares da Europa e dos Estados Unidos. Também miniaturizaram importantes construções históricas como Versailles, Buckingham Palace, Fontainebleau, The Albert Hall, Malmaison, Palazzo Vendramin-Calergi, Hampton Court, entre muitas outras.


Kevin trabalhando em uma das fachadas de Versailles
 
O Escritório, um dos aposentos de Versailles em miniatura

Eles fazem a estrutura de suas casas em madeira, normalmente MDF e os detalhes são muitas vezes esculpidos em madeira ou feitos em resina. Os pisos são feitos com madeiras nobres e para se ter uma idéia, na reprodução de Versailles foram usados 5.000 peças individuais para compor do desenho do parquet. Mármore, pedra e tijolos são re-criados com técnicas de pintura para miniaturas desenvolvidas por Susan durante um longo período de tempo e usando sua vasta experiência.

Uma das técnicas pela qual Susan é mundialmente famosa são os seus incríveis "trompe l'oeil", uma arte de pintar panoramas e objetos de modo que pareçam tridimensionais, muitas vezes enganando o olhar desatento que acredita que aquela visão é real e não uma pintura. Muitas vezes em suas criações, Susan pinta cortinas esvoaçantes ao invés de usar tecidos para reproduzi-las, pois acredita que o efeito é infinitamente mais realista.
 


A fachada de Britannia House
 
A fachada de Villa Maser

Com o número de pedidos e clientes aumentando, Mulvany & Rogers tiveram que começar a contratar mão de obra especializada e aos poucos reuniram um time de artesãos altamente qualificados que se ocupam de reproduzir os móveis de estilo e também a parte da iluminação. Muitos destes profissionais são famosos mundialmente em suas próprias especialidades, quer como produtor de móveis em miniatura, quer como ceramista, quer reproduzindo diminutas peças em porcelana, cristais ou metais.

Recentemente, Mulvany & Rogers terminaram a sua última encomenda em escala 1/12, uma casa urbana inglesa do século XVIII baseada em Spencer House, em Londres, que está em permanente exposição no KSB Miniatures Collection, no Museum Center, Kentucky, USA. A casa é toda decorada com tapetes feitos à mão, pinturas em miniatura, baixelas de prata e candelabros de cristal. Esta casa representa o que há de melhor em miniatura feito por artesãos contemporâneos e nenhuma economia foi feita durante a execução: até ouro foi usado na decoração dos interiores resultando num custo de mais de £ 1,000 (mil libras).


Interior de Spencer House

 


Interior de Sans Souci Palace

Vários trabalhos de Mulvany & Rogers podem ser visto em coleções de diversos museus no mundo inteiro, como o Miniatures Museum de Taiwan, (Tapei, Taiwan); Arikalex (Berlin, Germany); The County Museum of Art, (Naples, Florida, USA).

Quem vê uma obra de Kevin e Susan percebe o quanto o trabalho deles é minucioso, não sendo uma simples cópia de uma construção real, mas a criação de uma peça única que une inspiração, talento e exatidão histórica. Há em suas peças um estilo "Mulvany & Rogers" que reproduz a atmosfera de uma época à atenção aos detalhes marcados pela passagem do tempo. Fica a sensação de que "alguém" acabou de sair daquele cômodo e que em breve retornará...
 

Referências Bibliográficas:
Coleção Casa de Bonecas Pronta (Edições Del Prado)
Site http://www.mulvanyandrogers.com/


ENTREVISTA

Regina Schmidt, ensinando a fazer minis...
(por Flávia e Luiz Henrique)

Como descrever Regina Schmidt, senão como uma pessoa fascinante. Passamos uma agradabilíssima tarde em seu apartamento no Aterro do Flamengo - RJ, envoltos em centenas de miniaturas, ambientes e casas de bonecas. Onde pudemos conhecer um pouco mais sobre sua estória, que além de artista plástica, membro da equipe do Museu de Arte Moderna do Rio e com telas expostas em Bienais é uma excelente miniaturista.

- Como a Sra. começou na miniatura?

Eu sou artista plástica, porém por falta de tempo tive que parar de pintar. Muitos anos depois acabei por me dedicar ao artesanato. Quando me mudei para o Canadá, em 1976, fui fazer um curso de cerâmica, porém como sabia que um dia eu voltaria para o Brasil, resolvi ao invés de fazer as peças em tamanho normal, reproduzi as peças em tamanho menor, pois teria todas elas como exemplo e não me ocupariam muito espaço. Foi quando a minha professora me perguntou por que eu não participava de um grupo de miniaturistas. Naquela época eu não tina noção que isto existia. Sabia que existiam casas de bonecas, mas, não que isto era feito por tantas pessoas e ainda mais organizadas em grupos.

Através de uma amiga comum ingressei neste grupo que naquela época tinha reuniões semanais e desde então, nunca mais parei. Neste mesmo ano, me inscrevi na NAME, um dos maiores grupos de miniaturistas do mundo, com sede nos EUA. O que mais me fascinou na miniatura, foi a possibilidade de se aplicar diversas técnicas em um único trabalho. O que em muitos casos não é o que acontece. Normalmente os miniaturistas começam por conta de colecionar uma casa de bonecas ou por que são profissionais de áreas que de certa forma trabalham com miniaturas. Eu comecei pela possibilidade de aplicar meus conhecimentos em artesanato todos juntos. Isto sem falar no trabalho de pesquisa que se tem de fazer quando se quer criar um ambiente. Em 1986, me inscrevi no 1º concurso internacional da NAME onde obtive o 2º lugar.

- Como foi o retorno ao Brasil?

Depois de retornar ao Brasil já aposentada, pude me dedicar melhor ao artesanato. Fui convidada para Coordenar as feiras de Artesanato da Praça 11 (no Rio de Janeiro), onde conheci muitos artesãos dentre eles alguns admiradores da miniatura. Foi quando em Maio de 1990 fundei a ABMini (Associação Brasileira de Miniaturistas). Promovendo além de reuniões uma exposição de miniaturas todos os anos, em Museus, Casas de Cultura e Shopping Centers. Sempre escolhendo um tema em cada exposição. Como a que fizemos na Academia Brasileira de Letras, onde cada um dos membros escolheu um livro dos imortais e reproduzimos um ambiente deles. Eu mesma escolhi o livro A Décima Noite de Josué Monteiro, reproduzindo o Solar do Campo de Ourique. Peça, aliás, visitada pelo próprio autor Josué Monteiro.
 



Detalhes do Solar do Campo de Ourique

Ou então no ano em que resolvemos nos basear em contos da literatura universal e resolvi reproduzir o Palácio do Sultão do livro As Mil e uma Noites. Desta forma, exige de todos nós um trabalho de pesquisa profundo sobre o tema escolhido e até um pouco de conhecimento de cenografia, artes plásticas e muita dedicação.



Detalhes do Palácio do Sultão

- Qual é a sua Grande Obra?

Tenho diversos ambientes criados em diversos estilos, como uma Cabana Canadense, uma Carvoaria, uma Sala Japonesa, um Quarto de Crianças com uma casa de bonecas (em 1:144) e muitos outros. Eu mesma não tenho uma preferência por estilos ou épocas. É claro que existe uma tendência mundial ao Vitoriano, por permitir um maior detalhamento. A única coisa que me preocupo é em reproduzir o mais fielmente possível um ambiente dentro do estilo ou período que estou montando.

Por conta da miniatura no Brasil ainda estar engatinhando, não vemos peças criadas dentro do estilo Colonial Brasileiro. Período, aliás, muito interessante e rico em detalhes. Tenho também alguns ambientes feitos em escala de 1:144, mas normalmente trabalho na escala internacional de 1:12. Aliás, acredito que todo o miniaturista deva trabalhar dentro desta escala, pois é o padrão utilizado e aceito em todo o mundo. Se você quiser adquirir uma peça de outra pessoa no Brasil ou até de outro país, você terá a certeza que ela se encaixará perfeitamente no ambiente que está preparando.

Minha maior obra foi a “Villa Rouxinol”. Uma mansão de 10 cômodos, residência da “Baronesa do Rio das Flores”. Tendo algumas peças de destaque como uma Vênus de Milo feita em mármore que trouxe da Grécia e o tapete Aubusson da sala de estar que fiz com lã inglesa de 23 x 29 cm, totalizando 68.150 pontos.
 


Detalhes da Villa Rouxinol

- Qual sua opinião sobre o Comércio e a Miniatura no Brasil?

Eu sou a favor do comércio de miniaturas porque nenhum de nós é excelente em tudo, sempre há algo que fazemos um pouco melhor que outras pessoas e vice-versa. Portanto desta forma posso ter plantas perfeitas feitas por uma amiga e esta amiga ter louças perfeitas feitas por mim. Não acredito que alguém consiga viver de miniatura no Brasil, pois o nosso mercado ainda é muito restrito e a nossa situação financeira ainda não nos permite isso.

Por acreditar que um dia a miniatura brasileira vai ter seu espaço na miniatura mundial, principalmente porque temos excelentes artistas no Brasil é que quando tive conhecimento da existência do grupo Minibrasil é que resolvi aceitar o convite e me associar, pois creio que de alguma forma eu possa contribuir para o crescimento da miniatura no Brasil.

- Considerações Finais:

Desejo a todos os miniaturistas sucesso em seus trabalhos, perseverança para continuarem e fé que um dia chegaremos lá. E desejo a todos os grupos de miniaturistas e em especial ao Minibrasil prosperidade em sua jornada.
 


MATERIAIS

O que há no mercado?

O sonho de consumo de todo miniaturista é uma mini-retífica com vários acessórios. Fizemos uma pesquisa de mercado para saber os valores destas máquinas em várias lojas. Abaixo, as especificações e os sites para maiores informações.

Comparativo de Preços
 
Loja Dremel
c/ 40 acessórios
Fort
c/ 40 acessórios

Mallory
c/ 40  acessórios

Black and Decker
c/ 87 acessórios
Site
Stroebel Ferramentas 269,00       http://www.stroebel.com.br
Vilson On Line     269,00   http://www.rumo.com.br/sistema/home.asp?IDLoja=357
Nardini Ltda.   115,00     http://www.nardinieletrica.com.br
Submarino 329,00       http://www.submarino.com.br/
Brasil Hobby 329,00     269,00 http://www.brasilhobby.com.br
Lojas Americanas     249,00 299,00 http://www.americanas.com.br
As Máquinas   278,00     http://www.asmaquinas.com.br
Extra       258,91 http://www.extra.com.br
Caelonline 325,85       http://www.caelonline.com.br/
 
* Os valores acima citados foram coletados no final de junho e podem ter sofrido alterações.
 

UM POUCO DE HISTÓRIA...
 
Incrementando o miniaturismo no Brasil
(por Kelly de Espindola)

A história do miniaturismo brasileiro vem sendo escrita a alguns anos e, com certeza, na grande maioria de seus capítulos, estão presentes personagens que fazem a diferença. Dentre estas personagens, gostaríamos de destacar dois grandes nomes: Solange Paola de Cesare e Jussara Teixeira.

Solange Paola de Cesare levou o miniaturismo brasileiro para o cenário internacional quando da entrevista dada à revista italiana Baccheta Mágica, em julho de 2003. Conforme publicado naquela revista, Solange foi, junto com um pequeno grupo de amigos, idealizadora do site Miniaturas Brasil (www.miniaturasbrasil.com.br). Site este concebido com a intenção de introduzir a tradição das casas de bonecas e das miniaturas, em um mercado, como o brasileiro que é deficiente em termos de lojas, fornecedores e de revistas ou livros especializados.

Como um grupo com o mesmo ideal, a participação de cada pessoa na criação do site foi um fator decisivo para o seu sucesso. Todos contribuíram generosamente com textos e informações sobre as suas próprias especialidades, alguns com material sobre as várias técnicas de construção e pintura, outros com a história de todas as modalidades que constituem o miniaturismo, como o plastimodelismo ou o aeromodelismo, etc.

Como “promoter” incansável do miniaturismo brasileiro, Solange continua com muita garra a divulgar esta paixão, porque em sua opinião quanto mais se falar em miniaturas mais o mercado e o público irão crescer, criando condições ideais e favoráveis para o desenvolvimento e crescimento deste hobby no Brasil. No mesmo momento em que se criava o site Miniaturas Brasil, o mesmo pequeno grupo inicialmente composto por 08 pessoas, criava um grupo de discussão por e-mail, chamado MiniBrasil, com a idéia de encontrar pessoas com a mesma paixão e com as quais se pode dividir idéias, novidades e conselhos, aprender e ensinar, mas principalmente um lugar onde você pode verdadeiramente encontrar amigos.

No Brasil, criar miniaturas é um empreendimento um tanto quanto aventureiro. Com reduzido acesso a fornecedores nacionais ou a materiais adaptados ao miniaturismo, muitos recorrem à pesquisa na Internet. Mas uma das maiores características desta paixão no Brasil é a incrível versatilidade e criatividade que os artesãos e miniaturistas apresentam para encontrar a justa solução para realizar miniaturas perfeitas e realistas. Alguns destes apaixonados trabalham com miniaturas a mais de 10 anos, mas somente neste momento estão vivenciando a extraordinária experiência de ver o crescimento pelo interesse que está nascendo no Brasil no que diz respeito às miniaturas.

Prova disso é o sucesso vivenciado no evento chamado “Art em Miniatura”. Evento este realizado com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Ribeirão Preto, do Novo Shopping de Ribeirão Preto e do Atelier Arara Canindé, nos dias 11 a 26 de Junho de 2005 no Novo Shopping de Ribeirão Preto.

Essa mostra, maravilhosamente organizada pela Jussara Teixeira e equipe, nasceu de um sonho, do desejo de mostrar ao mundo o talento, a criatividade e a capacidade dos miniaturistas brasileiros. A técnica de miniaturizar ambientes em escala, já está presente no Brasil há mais de 30 anos, no entanto, nunca foi feito um evento que se propusesse a expor e unir miniaturistas das mais variadas tendências e técnicas, tendo como referência o reconhecimento do talento individual de cada artista.

Esse evento foi, sem sombra de dúvida, um marco para o miniaturismo brasileiro. Na exposição, o público pode ver retratado através dos ambientes não somente as técnicas de confecção, mas evolução da própria civilização, os usos e costumes do dia a dia.

E preparem-se, pois nova mostra está sendo organizada. Maiores informações, na próxima edição de nosso jornal.